Já vi correr muita tinta sobre este assunto, mas nada que coincida com a minha opinião pelo que tomarei a liberdade de a expressar.

Se é do interesse nacional que o IKEA instale fábricas em Portugal, aí não me restam dúvidas. É evidente que sim. Se não produzirem em Portugal irão produzir noutro sítio, pelo que é positivo a atracção de um investimento estrangeiro desta dimensão.

Agora, por ser bom para o país, não significa que deva ser feito de qualquer modo. Num cenário em que recentemente imensas indústrias têm vindo a fechar portas, com os casos recentes da Opel e da Lear como exemplos entre muitos, é impossível de aceitar que a única localização aceitável seja em território de reserva agrícola ou reserva ecológica.

É totalmente inaceitável que este Governo se sirva do refúgio chamado Interesse Nacional para violar de forma evidente as leis do país, em particular do ordenamento do território. Existem muitas alternativas para a instalação das fábricas, que os digam os autarcas de Estarreja ou Ponte de Lima, ou em qualquer concelho que esteja a ver unidades industriais encerradas.

Claro que decisões absurdas como esta só dão azo a rumores sobre a predilecção de concelhos de cor partidária rosa em detrimento de outras cores, e isso em nada serve o Interesse Nacional invocado.

Constantemente vejo também aqueles que calham na falácia de acusar a IKEA de prejudicar o ambiente. Ora se este grupo empresarial se prestou a investir em Portugal, se procurou o Governo, a API, e a CCRN, de que pode ser a IKEA ser acusada? O grupo IKEA nunca exigiu que fosse violada nenhuma lei, nem que fosse invocado qualquer subterfúgio legal. O grupo industrial anunciou a intenção de investir, e cinge-se a instalar-se nas instalações que lhes foram indicadas.

Ninguém deve cuspir no prato onde come, a responsabilidade cai obviamente sobre todas essas entidades e em especial o Governo por optar indicar terrenos classificados como de reserva nacional, violando assim os planos de ordenamento de território.

The well known IKEA industrial group is about to install production facilities in Portugal. The chosen location in currently classified as an ecological reserve, but the government is evoking national interest to avoid the fulfillemtn fo the Law. The Government being the main culprit, it is a shame that when several industries are shutting down, the only location available is a protected reserve.

Posted by Carlos Manta Oliveira on domingo, novembro 12, 2006
categories: | edit post