O Leitor – The Reader
O melhor filme que vi este ano, recomendo vivamente. Vejam o trailer em HD! O filme trata de muitos tabus, de relações com diferenças etárias, adolescentes, mas também com uma Alemanha que tenta lidar e ressuscitar vivendo com um pesado sempre presente que é uma pesada herança.
The best movie I have seen this year. Watch the HD trailer! The movie deals with relationships, teenagers with other generations, but also with the heavy inheritance Germans today have to deal with and overcome.
Já disponível, basta instalar o Google Gears!
Already available, just install Google Gears!
Via TheNextWeb
Para manter o bom humor neste Blog, que tal mais uma dose de noticiário? Pois é o Público relata que os Magalhães ainda não foram entregues. Ou melhor relata que alguns já foram entregues, numa escola 8 em 26, noutra 42 em 156.
Isto deixa os professores num dilema, distribuem os Magalhães e ficam uns a rir outros (quase todos) a chorar, ou trancam-nos num armário e assumem a responsabilidade se um larápio os surripiar? Terão agora também que fazer de Prosegur? Será que conta para a auto-avaliação?
E ensinar, como é? E os conteúdos para o Magalhães? Ficam para este período, para o próximo, ou só para o ano? Parece-me um bocado difícil programar actividades (ou estabelecer objectivos) sem saber se os meios materiais vão existir ou não…
Válter Lemos esclarece na TSF: «Creio que poderão estar sossegados todos os pais que as crianças receberão os computadores senão até ao fim do ano como estava previsto, mas até à Páscoa». Mas… não estamos já em Fevereiro (as declarações são de hoje mesmo)? Até ao fim do ano parece-me difícil, seja promessa ou objectivo… Será a da Páscoa mais fiável?
Apesar de isto não ser mais do que o que João Paulo Sá Couto anunciou a 9 de Janeiro, a Páscoa calha a 12 de Abril, JP Sá Couto falava de fim do primeiro trimestre, não deixa de relançar na mesa interrogações sobre a máquina escolhida, ou melhor relançá-las. É que em Informática um equipamento desvaloriza muito em 12 meses, e se em Setembro se questionava se o Magalhães usaria o último design da Intel para o OLPC, com o processador Atom (acabou por ser implementada a versão mais antiga), em Abril se chegarem, ou no arranque do próximo ano lectivo, que é quando efectivamente poderão começar a ser usados, com conteúdos criados para esse fim, poderão já estar a concorrer para a etiqueta de obsoletos. A JP Sá Couto já anunciou o lançamento do Magalhães II (nome oficial ainda por escolher). OK, por 50 euros ou menos não se pode pedir muito, mas mesmo assim…
Título alternativo: “Válter Lemos é o Bruno Nogueira do Governo”
As áreas de intervenção do professor voluntário incluem ainda o apoio à formação de professores e pessoal não docente, o planeamento e realização de formação para pais, o apoio a visitas de estudo e o envolvimento em projectos de melhoria da sociedade local.
No texto do projecto de despacho, o secretário de Estado da Educação afirma que o "trabalho dos docentes aposentados será uma actividade assente no reconhecimento das suas competências científicas, pedagógicas e cívicas, exercida de livre vontade, sem remuneração, numa prática privilegiada de realização pessoal e social".
Não acreditam? Está no Público! Ministério quer recrutar professores reformados para trabalho voluntário nas escolas
Em abstracto até é concebível imaginar méritos nesta proposta. Mas mesmo ignorando que os Professores se estão a reformar cada vez mais cedo, aceitando penalizações, dado a chacota que o Ministério insiste em fazer da profissão dos mesmos, mesmo ignorando isso, o trabalho de biblioteca e as visitas de estudo são das actividades que menos realizam os Professores.
Eu estou mesmo a ver 25 alunos do 7ºC a correr pelos jardins de Serralves, e dois professores reformados voluntários a tentar voltar a juntá-los para regrassarem e a pensarem: “que realizado que me sinto, chego à escola vou já para a biblioteca preencher a auto-avaliação”.