Título alternativo: “Válter Lemos é o Bruno Nogueira do Governo”

As áreas de intervenção do professor voluntário incluem ainda o apoio à formação de professores e pessoal não docente, o planeamento e realização de formação para pais, o apoio a visitas de estudo e o envolvimento em projectos de melhoria da sociedade local.
No texto do projecto de despacho, o secretário de Estado da Educação afirma que o "trabalho dos docentes aposentados será uma actividade assente no reconhecimento das suas competências científicas, pedagógicas e cívicas, exercida de livre vontade, sem remuneração, numa prática privilegiada de realização pessoal e social".

Não acreditam? Está no Público! Ministério quer recrutar professores reformados para trabalho voluntário nas escolas

Em abstracto até é concebível imaginar méritos nesta proposta. Mas mesmo ignorando que os Professores se estão a reformar cada vez mais cedo, aceitando penalizações, dado a chacota que o Ministério insiste em fazer da profissão dos mesmos, mesmo ignorando isso, o trabalho de biblioteca e as visitas de estudo são das actividades que menos realizam os Professores.

Eu estou mesmo a ver 25 alunos do 7ºC a correr pelos jardins de Serralves, e dois professores reformados voluntários a tentar voltar a juntá-los para regrassarem  e a pensarem: “que realizado que me sinto, chego à escola vou já para a biblioteca preencher a auto-avaliação”.

Posted by Carlos Manta Oliveira on terça-feira, fevereiro 03, 2009
categories: | edit post