Nunca me considerei um analfabeto informático, mas desta vez confesso que fui bastante pateta. Recebi o convite que reproduzo em baixo, e caí na esparrela como um patinho. Como o e-mail vinha de uma pessoa em que tinha confiança, abri e segui o link para o site Emprego.pt . Chegado aqui, fiz o pré-registo que me traria imensas vantagens no futuro e introduzi o endereço de e-mail. A asneira começa aqui. Indo na onda dos Facebook e outros sites, confiei e introduzi também a password. O resultado é que me foram roubados todos os endereços da minha lista e o site enviou convites aos meus contactos seu que fosse essa a minha intenção. A todos peço as sinceras desculpas pela minha negligência e denuncio aqui a situação para que não repitam o meu erro. Repito em baixo o e-mail tipo que é enviado, tenham atenção.

I have made a big mess. I was careless and allowed a website to get hold to my contact list. I followed an inviation from a friend, and registering on a supposed jobmarket I allowed the website Emprego.pt to mass mail my contacts. I apologize for any inconvenience I may have caused you, and advise you to be more careful than me. The scam e-mail is copied bellow, delete it immediatly if you receive it.

"Ola,
Fiz o meu pre-registo no portal Emprego.pt, que vai ser lancado ja em Março e vai apresentar caracteristicas inovadoras para ajudar a quem procura e oferece emprego em Portugal.
Assim, tornei-me pioneiro no portal e ganhei creditos para gastar no portal assim que for lançado. Esses creditos podem servir entre outros, para a revelacao de contactos de empresas ou candidatos que estejam interessados nas minhas ofertas de emprego ou CV conforme seja candidato ou empresa.
Como estas na minha lista, nao quiz deixar de te convidar para te tornares tambem pioneiro neste portal e poderes assim usufruir da promocao dos creditos que ainda estão a oferecer antes do lançamento.
Para isso basta clicares aqui e seguires as instruções! Estas a 3 cliques de distancia apenas! É simples.
Cumprimentos,"

Posted by Carlos Manta Oliveira on sexta-feira, janeiro 11, 2008
categories: , , , | edit post

5 comments

  1. Anónimo Says:
  2. Por esse motivo é que eu não vou na onda dos Facebook e outros sites. Prefiro aidcionar contactos, se tiver de o fazer, manualmente.
    Uma password é uma chave privada, logo nunca se fornece a terceiros.
    O que me revolta é que o emprego.pt foi desenvolvimento com a participação da Maxidea.com, uma empresa bastante conhecida pelas suas campanhas de marketing com recurso ao spam, e sem que até hoje nenhuma autoridade tenha caido em cima.

     
  3. Recebi o mesmo mail q tu, com o nome de uma amiga minha, tb de confiança. Segui o link mas como a página n tinha gde informação, decidi n me inscrever e deixei o mail na caixa de entrada para depois perguntar à minha amiga para q era. Felizmente li a tua mensagem. Obrigado!

     
  4. Vtrain Says:
  5. Tenho recebido imensos mails iguais... portanto não foste só tu a mostrar ingenuidade. De qualquer forma aconselho-te a:
    - mudar a password
    - mudar a security question
    - verificar com calma as configurações, em especial filtros novos que possas não ter sido tu a criar e forwards.

    David

     
  6. Olá David!
    Obrigado pela Dica. Infelizmente vejo que não sou o único que recebeu os detestados e-mails. Só tenho pena de ter sido descuidado.
    A primeira coisa que fiz foi mudar as passwords, e a segundo por este post para avisar quem ainda conseguisse.
    Não me lembrei de ir ver os filtros, mas vou já ver isso, e verificar se foram criados novos contactos.

     
  7. Vtrain Says:
  8. Olá Carlos,

    Como foste rápido a mudar a pass acho que não vais ter problemas. Mas em casos que deixasses alguns dias deves verificar os filtros, os forwards, o e-mail secundário e a security question. Tive uma amiga que aqui há uns meses me pediu ajuda ... porque colocou a sua pass do gmail/google num site menos reputado e alem de lhe ter enviado mails para todos os contactos .. . algo ou alguem lhe mexeu nos settings do google. Incluindo tinha um filtro para mensagens que contivessem CC, credit card, bank account, bank, etc. Muito mau realmente.