Encontrei na Avenida Central:
The Show Must Go On
14 de Março de 2008
Sócrates: quem fala em baixar impostos demonstra "leviandade e irresponsabilidade"
26 de Março de 2008
Governo baixa taxa do IVA de 21 para 20 por cento
É evidente que a "pólvora" não foi descoberta em 12 dias. É evidente que o Governo já tinha a baixa do IVA preparada e estudada há algum tempo, eventualmente poderia estar à espera do momento certo para a anunciar. Não é possível de acreditar que em tão pouco tempo seja possível uma tão radical mudança de opinião, mesmo com a publicação dos números do INE.
Houve sim foi uma jogada de antecipação. Alguém que soube fazer as contas, das receitas previstas, e do orçamento planeado e que reparou que havia margem para descer os impostos. E que detectou esse situação e obrigou o Governo a reagir, e a ser destrunfado, obrigado a por as cartas na mesa.
Pela boca morre o peixe, mas a "política" é isto mesmo. O acto irresponsável passa a correcto em 12 dias. A descida do IVA é correcta, não sendo a panaceia para os problemas de perda de poder de compra e do aumento do desemprego, é um sinal positivo para a economia quando os combustíveis e o pão não paravam de subir. Mas na fotografia só mesmo as palavras de 14 de Março, mas é de perceer a reacção de irritação ao descobrir que a oposição acordou e conseguiu antever os passos do Governo.