A questão é quantos. Voltam a anunciar a ligação Porto-Vigo em TGV. Quantas vezes mais ainda a vão anunciar. Parece definido que o troço actual Porto-Braga é para ficar, para já. Acho bem, se o pendular por lá andar a 250 km/h já é alta velocidade q.b. A primeira ligação a contruir é Braga-Vigo. Melhor ainda, até porque a alternativa ferroviária actual é... nula. Mais tarde a ligação ao Porto via ASC (Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras), e depois até Campanhã, essa parte sem alta velocidade. Mais uma vez, de aplaudir. Suponho que vão utilizar o canal da linha de Leixões, que tem algumas curvas, mas para a curta distância não se justificava abrir novo canal.

Agora toca é a fazer mais e anunciar menos, mas fica o registo das decisões da CCDRN irem de encontro ao debatido em vários blogs, como o Baixa do Porto do TAF, o Norteamos e o Maquinistas.

Os tempos de ligação é que ainda não estão claros. Esta notícia fala em "pouco mais de 60 minutos" em 2013. Mas detalha em 33 minutos Porto-Braga na linha actual melhorada, 3 a 4 minutos para  mudança de bitola, e 34 minutos Braga-Vigo. Pelas minhas contas dá entre 70 a 71 minutos, mas enfim... Melhor do que o actual cenário! E fica o objectivo de 50 minutos quando da ligação Braga-Porto em Alta Velocidade. Será mesmo? Bem, mas entre 60 a 70 minutos já me parece excelente. Depois de Vigo a ligação direta a barcelona em Alta Velocidade também e fica o ASC ainda mais ligado à Galiza.

Posted by Carlos Manta Oliveira on segunda-feira, outubro 13, 2008