Neste caso fica em dívida. Falo como já perceberam na velocidade de acesso à Internet, de cada fornecedor de serviço (ISP – Internet Service Provider). Fiquei surpreendido quando num artigo do Aberto até de Madrugada, os resultados do teste mostravam uma velocidade de acesso abaixo da anunciada (sim, eu sei que é “até xx Mbit/s”), mas bastante próxima desta. No caso 18,35 vs 20, ou seja, mais de 90% da velocidade anunciada.

 

Resolvi repetir os testes feitos no meu caso, na SAPO que é o ISP que tenho em casa, e na VODAFONE, que é a escolha que recomendei aos meus pais. Aqui estão eles:

SAPO ADSL (8 Mb/s – 24,7 € voz não incluida)

Vodafone Casa ADSL (19,9€ – 12 Mb/s down 1MB/s up)

Nada que se aproxime dos 18,35 Mb/s que pelos vistos a ZON consegue mesmo fornecer aos clientes. Estes resultados estão em linha com aqueles dos que comentaram no artigo que citei, em que claramente a Vodafone presta o “melhor” serviço, e a SAPO o pior de todos (inclusive que o Meo, da mesma “empresa-mãe). Contudo faço um péssimo negócio, para mais se for somado os cerca de 15€ da assinatura de linha PT, pago por mês quase o dobro que os meus pais, e tenho cerca de 60% da velocidade. Porque não mudo eu então? Porque não posso, infelizmente o SAPO é o único ISP que oferece acesso (os restantes só “fora de zona”, o que resulta em tarifários semelhantes), também não tenho cobertura de TV por Cabo, muito menos Fibras… são as desvantagens de viver nos subúrbios.

E vocês, que velocidade de acesso conseguem? Estão satisfeitos?

Posted by Carlos Manta Oliveira on quinta-feira, outubro 29, 2009
categories: , , | edit post