Está em curso uma autêntica revolução no Porto. Depois de ser Capital Europeia da Cultura 2001, ano em que houve uma grande renovação urbanística em especial em arruamentos e jardins, mas também em alguns Museus e Património, só as obras do metro, da Casa da Música, e os novos estádios se viam na cidade. E viam-se bem, a cidade era como que um mega-estaleiro, um pesadelo para o trânsito e não só. Após isso seguiram-se anos de relativa acalmia e sossego, diriam alguns de estagnação e crise. Mas eis que em 2008 parecem lançadas as sementes de um revolução! Ora reparem:

  • Mercado do Bolhão. Foi atribuido após concurso público, o direito de utilização do espaço por 50 anos a uma empresa de capitais holandeses, a TCN. Há já alguns esboços da renovação que se pretende para o espaço, com o acrescentar de estacionamento, lojas, praça de alimentação e manutenção do actual mercado numa àrea mais reduzida. Este esboço tem levantado alguma polémica em especial pelo autor de outro projecto de remodelação do Bolhão, o arquitecto Massena, cujo projecto previa... acrescentar lojas, estacionamento, praça de alimentação e redução da àrea de mercado. Entende-se a frustração de quem é ultrapassado.
  • Mercado do Bom Sucesso. Nem de longe tão emblemático como o do Bolhão, mas bem mais relevante em termos de volume, e numa zona pelo menos igualmente nobre da cidade, ao pé da Casa da Música. Também aqui a fórmula da renovação parece passar por um concurso público para atribuir a exploração por 50 anos.
  • Mercado Ferreira Borges. Este lindíssimo espaço, que tem sido ocupado para exposições temporárias ou feiras do livro, também vai ser alvo de concurso público. Um dos anunciados pretendentes à concessão do espaço é Rui Pedro dos Xutos e Pontapés, que procura nova localização para o Hard Club (discoteca e concertos) após terem vendido o espaço em Gaia a uma imobiliária.
  • Praça de Lisboa. O espaço degradado hoje conhecido como Clérigos Shopping, que curiosamente já foi um mercado, salvo erro o mercado do Anjo, foi também cedido após concurso público à famosa BragaParques. Para este espaço está planeada uma megalivraria da Byblos, a segunda a abrir em Portugal, que implicará o fecho da actual abandonada praça com uma cobertura de vidro, aço e betão. Esta Megalivraria vai ter como vizinha uma das 10 mais bonitas do Mundo, a livraria Lello, e a carismática torre dos Clérigos, ícone da cidade.
  • Finalmente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Agora com as obras de ampliação concluídas e ligação à rede do Metro inaugurada, fala-se de mais duas melhorias. A ligação à futura rede de alta velocidade entre Porto-Braga-Vigo, seja por shuttle, ou com paragem lá, e localização de um Hub da Ryanair no aeroporto. O que asseguraria mais ligações e porstos de trabalho. Circula inclusivamente uma petição na Internet para que a ANA retire os obstáculos que está a criar à criação desse Hub.

Parece-me certo que daqui a 10 anos a cidade do Porto vai estar bem diferente, tanto em acessibilidades, como em infraestruturas. Espero que se confirme a expansação da rede do Metro, em especial no carácter radial da rede, que aumente o número de utilizadores de transportes públicos, e que se consiga inverter o êxodo da população para as vizinhas cidadas suburbanas, para que a cidade permaneça viva, e o volume de deslocações diárias se reduza.

Como acreditam vocês que a cidade vai estar daqui a 5-10 anos?

Posted by Carlos Manta Oliveira on terça-feira, fevereiro 05, 2008

1 Responses to Novo Porto

  1. O Porto é, de facto, uma cidade cada vez mais cosmopolita.