Para já, não a média, é a nota mínima, ou melhor, a nota do último que entrou, mas adiante...
Foram abertas mais vagas do que em anos anteriores, podem ser consultadas aqui (Lista de Vagas segundo Ciência Hoje).
O número de candidatos tem vindo a descer todos os anos.
Ainda assim eu arrisco uma súbida de 1 a 2 valores. Devo estar louco, dirão vocês!
Mas não, a sério que não. É que as notas dos exames nacionais subiram de modo fantástico, em particular o de matemática. Se bem entendi, o de Física e Química deste ano só contará para quem concorre no próximo ano (a disciplina termina no 11º).
Ainda assim fica o aviso. Escolham com cuidado. É verdade que muitos cursos em várias Universidades fizeram "batotas", como incluir a prova de português para o acesso a cursos de Engenharia em vez da Matemática. Vejam bem com atenção os requesitos de cada curso a que concorrem, e não se esqueçam que as notas dos exames foram altas. Um "12" que ano passado tinha chegado, neste ano só com "13" ou "14". Estão avisados.
Vai ser mais difícil entrar? Não, é claro que não!
Como disse antes, há mais vagas e menos candidatos. Vai ser até é mais fácil, as médias vão subir, mas vão subir para toda a gente. O que é preciso é serem cuidadosos nas escolhas, e não estarem a contar que tudo seja semelhante ao ano passado, senão arriscam-se a ficar de fora na primeira fase, e depois na segunda só podem escolher entre o que sobrar.
Façam de conta que as notas do ano passado from em Euros, e as deste anos são em dólares, se me consigo fazer passar a analogia.
0 comments